O que você procura ???

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

A incógnita das rebeliões nos presídios ....


Relendo matéria feita no ano de 1989 (que ficou sem resposta até 1998), fico estarrecida com as rebeliões que vêm acontecendo nos presídios.
Porque a maioria sabe falar, só não sabe fazer.
Uma rebelião não é causada do nada, pela simples vontade de fugir. É sim causada pela impactante realidade a que são condicionados os presos. Como sempre menciono, não temos ressocialização nesse país, simplesmente o acusado é jogado numa cela inadequada e que se dane. Não é assim que se reeduca ninguém. Porque se existisse uma ressocialização, não haveria rebelião. A culpa não é nem do preso, nem do policial, nem do agente penitenciário, a culpa é única e exclusivamente do Estado. Não se manda tropas de choque invadir um presídio e mandar bala. Mata-se inocentes e os presos continuam vivos. Hoje não querem saber o que é preciso fazer, querem justiça mas a maioria não interage com isso. Justiça aqui é pior que tartaruga quando descansa. 
Um agente penitenciário que foi morto na época, pedia encarecidamente que não mandasse policiais invadirem porque ele tinha mulher e filhos, mesmo pedindo incansavelmente, não foi ouvido. Policiais invadiram o presídio e mandaram bala. Obviamente que o agente penitenciário foi morto. Respostas a esse caso ninguém quis dar. Ficaram anos à espera de justiça, porque o Estado é FALHO. Querem contratar agentes mas não querem assumir os riscos, ou seja - ficam sentados numa cadeira jogando poker ao invés de honrar o trabalho.
Bandido bom não é bandido morto. As pessoas têm que aprender que, por mais mísero que seja alguém, ele tem o direito cabível de uma cela em condições humanas. Só desse jeito acabar-se-á com qualquer rebelião dentro dos presídios. E depois que acontecer alguma coisa com aquele que ao menos tenta defender e honrar seu crachá dentro de um presídio, não adianta culpar polícia e nem preso, culpe e indigne-se com aquele que você vota, pois é ele que rege seus passos. E daquele que está preso também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.